Ofício Circular MARS/SEDAC/RS Porto Alegre, 07 de Julho de 2014.
CONVITE
Prezado(a) Sr(a)
No próximo mês de outubro, no período de 08 a 11, o Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (MARS), instituição vinculada a Secretaria de Cultura do Estado, a Escola de Saúde Pública (ESP), por meio da Coordenação de Educação em Saúde Coletiva e o Departamento de Ações em Saúde (DAS), por meio da Coordenação de Saúde Indígena, órgãos da Secretaria de Saúde do Estado, com o apoio do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI) do RS, realizarão o I CONGRESSO LATINO AMERICANO POVOS INDÍGENAS E INTERCULTURALIDADE: CULTURAS, DIREITOS E SISTEMAS DE SAÚDE e o VIII SEMINÁRIO POVOS INDÍGENAS E O ESTADO.
Juntamente com os Painéis do Seminário estão previstas a realização de Rodas de Conversa e Oficinas, organizadas como alternativas para os diálogos dirigidos ao publico participante. Roda de conversas, painéis, oficinas e apresentação de experiências.
Em seu conjunto o I Congresso e o VIII Seminário pretendem debater com os referentes indígenas, agentes da esfera pública e pesquisadores, representantes de ONGs do Estado, do país e da America Latina temas como: Diversidade Cultural; Interculturalidade e Descolonização; Sistemas de Saúde, Biomedicina, Medicina Tradicional, Interculturalidade, Políticas Culturais, Sustentabilidade, Memórias e Direitos Indígenas e Direitos Humanos.
Enfatizamos nosso convite para sua presença nos Painéis, nas Rodas de Conversa e nas Oficinas que abordarão temas como educação popular, espiritualidade e cura, tradição oral, demarcação de terras, etnomusicologia, patrimônio cultural, políticas públicas e segurança alimentar, dentre outros.
As principais reflexões acerca do encontro serão sistematizadas sob forma de produtos escritos e áudio visuais (filmagem e fotografia), visando orientar as políticas públicas, ações e programas governamentais, assim como retornar para os povos e comunidades indígenas os resultados do evento. Temos a certeza que sua participação virá somar esforços a nossa iniciativa que, pretendemos seja de apresentar e aprofundar conhecimentos relativos às temáticas da interculturalidade, da sustentabilidade e do patrimônio cultural dos povos indígenas no estado do Rio Grande do Sul.
Dentre os assuntos que serão abordados estão previstos:
Painel 1: Povos Indígenas na América Latina: Interculturalidade e Descolonização.
Painel 2: Sistemas de Saúde, interculturalidade, Biomedicina e Medicina Tradicional
Painel 3: Diversidade, Sustentabilidade, Memórias e Políticas Culturais.
Roda de Conversa 1: Povos Indígenas, Educação Popular e Saúde coletiva:,
Roda de Conversa 2: Povos indígenas, Espiritualidade e Cura
Roda de Conversa 3: Povos Indígenas e os Pontos de Cultura
Roda de Conversa 4: Povos indígenas e Etnosustentabilidade
Roda de Conversa 5: Povos indígenas e Demarcação de Terras
Roda de Conversa 6: Povos Indígenas e as Mulheres
Roda de Conversa 7: Povos Indígenas, Escrita e Educação
Roda de conversa 8 Tradição Oral, Narrativas Míticas e a Música
Roda de Conversa 9: Povos Indígenas , Sustentabilidade e Futuro
Roda de Conversa 10: Povos Indígenas e o Patrimônio Cultural
Roda de Conversa 11: Povos Indígenas, Saúde e Segurança Alimentar
Roda de Conversa 12:: Povos Indígenas, Políticas Públicas e Direitos Humanos
Oficinas: 1.Artesanato
2.. Imagens e Vídeos Indígenas
3. Contação de Historias e Mitos
Sem mais para o momento, subscrevemo-nos
Atenciosamente
Comissão Organizadora
Museu Antropológico do RS – MARS/SEDAC
Departamento de Ações em Saúde - DAS/SES